6 Razões para não ter medo da Cirurgia Bariátrica
+

É natural ter medo de cirurgias, anestesias ou alterações físicas ocasionadas por qualquer procedimento médico. Mas antes de deixar esses medos impedi-lo de fazer a cirurgia bariátrica, confira nosso post para entender melhor os fatos. Vamos lá?

1. OS RISCOS DA CIRURGIA BARIÁTRICA SÃO NORMAIS
Este é um medo comum. Afinal, a cirurgia bariátrica é uma grande e importante cirurgia realizada enquanto você está sob anestesia geral. Complicações podem ocorrer, mas tenha em mente que você vai ter uma equipe de profissionais qualificados junto de você prontos a realizarem o melhor trabalho possível.

2. A TECNOLOGIA É UMA ALIADA
Avanços nas técnicas de realização da cirurgia bariátrica reduziram significativamente o risco de mortalidade operatória, especialmente quando a cirurgia é realizada por laparoscopia.



Durante a última década, os resultados dos pacientes de anestesia geral têm melhorado significativamente, de modo que a taxa de mortalidade é baixa. A tecnologia aplicada em monitoramento durante as cirurgias é um excelente benefício à saúde dos pacientes.

3. AS MUDANÇAS FÍSICAS VALEM A PENA APESAR DO MEDO DE CIRURGIA
Para pessoas que passaram anos vivendo com obesidade mórbida, a cirurgia bariátrica soa como um salva-vidas. Mas, algumas pessoas estão preocupadas somente em mudar seu corpo, o que também é compreensível. O seu cirurgião irá reduzir o tamanho de seu estômago para que você seja capaz de estar satisfeito com menos comida e, dependendo do procedimento, absorver menos calorias e nutrientes.

As mudanças físicas adquiridas e a melhora na qualidade de vida valem a pena sob qualquer medo de cirurgia que possa existir.

4. A CIRURGIA BARIÁTRICA TRAZ BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE
Para muitas pessoas que vivem com obesidade há anos, a doença acarreta em um impacto negativo grave na qualidade de vida. Por causa da obesidade mórbida, você acaba optando por não participar de certas atividades e ainda pode sentir que você tem escolhas limitadas de carreira profissional.



A obesidade mórbida tem sido associada a várias doenças graves e potencialmente fatais. Essas condições incluem doenças cardíacas, pressão arterial elevada, refluxo ácido e câncer. A cirurgia bariátrica pode oferecer-lhe uma perspectiva totalmente nova sobre a saúde: o bypass gástrico reduziu o número total de condições co-mórbidas dos pacientes participantes em 96%. Além disso, muitos cirurgiões recomendam a cirurgia bariátrica como uma opção de tratamento para diabetes tipo 2. Em alguns casos, a resolução dessa doença ocorreu dentro de dias após a cirurgia.

5. É UMA OPÇÃO DE TRATAMENTO COMPROVADA
Vários estudos clínicos sobre a cirurgia bariátrica mostram que pacientes operados tiveram considerável melhora na expectativa de vida. Descobriram ainda que a submissão ao procedimento reduziu a mortalidade em pacientes de 89% para 29% quando se comparado a um grupo de pessoas que vivem com obesidade mórbida e que não tiveram a cirurgia.

6. TRAZ BENEFÍCIOS ADICIONAIS PARA A SAÚDE
Também conhecida como síndrome X, a síndrome metabólica é um conjunto de fatores de risco, incluindo a hipertensão arterial, açúcar elevado no sangue, aumento de níveis de colesterol insalubres e obesidade abdominal. As pessoas com síndrome metabólica estão em risco de desenvolver:



Doenças do coração, incluindo o endurecimento das artérias, o que pode levar a ataques cardíacos e acidente vascular cerebral;
Diabetes que pode levar à insuficiência renal, amputação de pés e cegueira.


80% dos pacientes com bypass gástrico constatam a resolução completa da síndrome metabólica após a cirurgia.

Fonte:pt-br.facebook.com/sbcbm

 

www.sbcbm.org.br

PARCEIROS